Na aula prepara-se o técnico e no palco o artista. Portanto, o bailarino quer se apresentar bem deve ter em mente aula conciente e ensaios (muitos), em cada um deles sempre superando o seu própio recorde. Isso lhe trará a tranquilidade necessária para seu bom desempenho em cena.
O palco favorece o articísmo, o exercício do auto-controle, a conquista da confiança e segurança na execução dos movimentos e interpretação.
Daí a máxima - quanto mais dança, mais artista é. Dançar cada vez mais significa mais intimidade com o palco e consequentemente a eliminação dos malfeitores: o medo e o nervosismo.
Estudar o personagem com antecipação, dedicação constitui-se um elemento básico para o bailarino alcançar sucesso. Ele deve estar focado em perseverar na técnica e emocionar na interpretação.Neste processo de preparação é de suma importância que o bailarino absorva "in totum" o conselho do mestre.
Outro ponto a abordar é a questão do aquecimento antes de entrar em cena, que faz com que o bailarino renda 100% na sua atuação e preserve o seu corpo muscular/ligamentos.
Equação correta: Aula + Ensaio + Palco Frequente = Desenvolvimento do bailarino/Sucesso.
O bailarino que segue as recomendações acima, que após sua apresentação assiste as outras, analisando e percebendo as boas performances e que acata os concelhos pedagogicos dos jurados tem um exelente manancial para crescer.
Formúla do bom bailarino: Boa dose de seriedade, boa dose de humildade, bos dose de comportamento disciplinar e boa dose de entusiasmo.
Destaco, que os festivais são relevantes em oferecer as inúmeras oportunidades e viabilizar as apresentações dos bailarinos com mais assiduidade. Vantagem expressiva na transformação do estudante de dança em proficional.
Manual do bailarino:
1- Aula/Ensaio;
2- Concentração/Seriedade;
3- Comportamento/Postura;
4- Atenção/Qualidade de Movimentos;
5- Conciência do Corpo;
6- Entusiasmo/Atitude;
7- Sentimento/Emoção;
8- Respeito aos outros;
9- Aprenda com os outros;
10- Aproveite de tudo para evoluir;
Cuidados (Dicas):
1- Não esqueça em casa o figurino, maquiagem, CD etc.
2- Apos a apresentação não se jogar na coxia como "batatinha quando nasce esparrama pelo chão".
3- Não falar auto como soprano ou tenor.
4- Não gargalhar em vão.
5- Não sentar na coxia como se fosse camarote.
6- Treinar a memória, recolhendo os seus pertences ao deixar o teatro.
7- Fazer do camarim a extenção de sua casa.
Texto de: Jacy Rhormens e Maítre de Ballet e Diretora da R.V Promoções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário