Quando uma escola/academia/grupo de dança decide participar de um concurso, alguns itens devem ser observados para que possam conseguir o melhor resultado possível.
1. Analise o regulamento da competição, todos parecem iguais mas contem diferenças que podem ser muito importantes: idade, tempo, distribuição dos gêneros. Existem concursos que abrem a competição em demasia para premiar todos os participantes.
2. Através do regulamento você vai saber qual a intenção do concurso, se é somente para ganhar alguns centavos, ou contribuir para o crescimento da dança do participante e da formação de publico.
3. Nas competições divididas por gênero e faixa etária é mais fácil fazer a comparação dos trabalhos e gêneros, do que quando tudo é misturado e o resultado sai apenas no ultimo dia.
4. Consulte as condições do local, se é teatro ou ginásio, o tamanho de palco, condições de luz, se tem linóleo, camarins e a duração do concurso.
5. Saiba qual é sua intenção para participar, se é ganhar o concurso mesmo que este não tenha representatividade ou melhorar o nível técnico e ampliar o universo de amigos com interesse comum.
6. Procure não levar trabalhos que foram feitos para espetáculos de final de anos. Quando decidir ir para um concurso, é importante saber que o trabalho será analisado por uma banca de jurados, o publico não conta no resultado. O diretor tem que saber que o concurso honesto tem que ter mais que dois jurados. Quanto mais jurados, mais justa é a medida dos resultados. Portanto separe seus melhores alunos, por idade, nível técnico e tipo físico. O trabalho deve ter uma proposta clara.
7. Quanto ao gênero escolhido, faça uma coreografia que mostre limpeza e técnica, que a musica e os figurinos estejam de acordo com o tema e a idade dos bailarinos.
9. Nos balés de repertorio, observe a idade, monte trabalhos condizentes com ela e a técnica do estudante. Mantenha o estilo do trabalho, pesquise em vídeos, consulte professores que conhecem repertório. Assista os outros participantes, você vai aprender muito.
10. Faça os cursos que as competições oferecem neles você vai conhecer ouras pessoas e outros mestres.
11. Se possível o diretor deve assistir estes cursos e procurar conhecer estes mestres. Pode convida-los a ministrar aulas na sua escola, isto aprofunda o conhecimento de estilos técnicas.
12. Incentive os pais e parentes a irem aos concursos e a espetáculos profissionais, isto vai ajudar a melhorar a compreensão do quanto é difícil a arte da dança e da dedicação exigida, além de apurar o senso estético.
13. Lembre-se ganhar é muito bom, mas não é o mais importante. Participar leva você a ter mais disciplina, aprende a trabalhar em equipe adquire confiança, segurança e sociabilidade.
William Romão Costa - Diretor do Instituto Passo de arte.