segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Ponto de Cultura Passo a Passo realiza Sarau da Primavera

Foi realizado neste último sábado 08 de outubro das 13h às 20h o Sarau da Primavera no Centro Cultural do Vila Nogueira. Teve muita música com o grupo Bate Lata (Ponto de cultura Raiz Brasileira), Folia de Reis (Ponto de cultura Reis da Folia), Orquestra de Cordas (Ponto de Cultura Diversidade Musical) que, aliás, tocou para a Passo a Passo Cia. de Dança, que fez uma improvisação da música ‘’João e Maria’’ de Chico Buarque, apresentação de dança Flamenca e finalizando com a Escola de Samba da Vila Nogueira, além de oficinas de dança de salão, dança de rua, xilogravura e sensibilização através da arte plástica.
Usamos toda a nossa criatividade e tivemos em trabalho intenso com a decoração do espaço, que contou com a participação de todos os alunos da Associação Passo a Passo, desde as crianças até a Cia. da escola.
Apesar da chuva (bem na hora do evento) tivemos um público de aproximadamente 350 pessoas da comunidade e também de outros pontos de cultura. Contamos também com barracas de doces e salgados que fizeram muito sucesso!
O objetivo do Sarau foi plenamente atingido, pois o público participou e aplaudiu todas as apresentações querendo mais e com certeza este foi o primeiro de muitos que virão!
















Por: Laura Barbosa

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Sarau de Primavera - Reflorescer Cultural


Neste final de semana acontecerá o Sarau de Primavera - Reflorescer Cultural que o Ponto de Cultura Passo a Passo está organizando.
O Sarau da Primavera é uma atividade integrada entre a Rede de Pontos de Cultura de Diadema, o Centro Cultural Nogueira e Biblioteca Interativa de Inclusão Nogueira. Fruto da disposição em estabelecer redes de diálogo e produção cultural, o Sarau da Primavera resgata o sentido dessa manifestação: um encontro lúdico de produtos e processos criativos em cultura. Além de uma programação fixa, o evento contará com outras intervenções artísticas. Venha participar, faça parte desse grande encontro.
Quando acontece: 08 de outubro (Sábado). Das 13hs às 19hs.
Onde acontece: Centro Cultural Nogueira. Rua Marcos de Azevedo, 240 – Vila Nogueira.

PROGRAMAÇÃO:

·        Exposição de Artes Visuais – Pontos de Cultura MAP, Castelinho de Artes e Laboratório de Poéticas.
·        13h – Acolhimento – Renato de Sousa (Ponto de Cultura Raiz Brasileira)
·        13h30 – Ponto de Cultura Folia de Reis
·        13h45 – Capoeira (Centro Cultural Nogueira)
·        14h – Poesia (Ponto de Cultura Eremi; Andrade Jorge)
·        14h15 – Dança Flamenca (Centro Cultural Nogueira)
·        14h30 – Violinista do Centro Cultural Nogueira
·        14h45 – Orquestra (Ponto de Cultura Diversidade Musical)
·        15h – Dança do Improviso com o corpo de baile do Ponto de Cultura Passo a Passo e Orquestra
·        15h15 – Coral de adolescentes (Ponto de Cultura Diversidade Musical)
·        15h30 – Dança de Salão (Ponto de Cultura Inclusiva)
·        16h – Oficinas Culturais
·        17h – Músicos da Cultura Inclusiva
·         17h30 – Teatro (Centro Cultural Nogueira)
·        18h – Ponto de Cultura Bailando na Cidade
·        18h15 – Viola Caipira (Ponto de Cultura do Urbano ao Rural)
·        18h30 – Dança de rua (Centro Cultural Nogueira)
·        18h45 – Encerramento: Escola de Samba da Vila Nogueira, Pontos de Cultura Galpão do Samba e Raiz Brasileira.

Ponto de Cultura Passo a Passo no Dia Mundial Sem Carro

No dia 22 de Setembro, o Ponto de Cultura Passo a Passo participou do "Mobilicidade - Diadema no Dia Mundial Sem Carro".
Este é um movimento iniciado nos últimos anos do século XX e vem se espalhando pelo mundo. É um manifesto-reflexão sobre os grandes problemas causados pelo intenso uso de automóveis, sobretudo nos grandes centros urbanos e seu impacto sobre o meio-ambiente e a população, além de ser um convite ao uso de meios de transporte sustentáveis, entre os quais se destaca a bicicleta.
A população participante concentrou-se na Praça da Moça, no Centro de Diadema onde prestigiou apresentações da Fanfarra, participou de sorteios e fez o aquecimento o Ponto de Cultura Passo a Passo, ministrado por Luiza Gentile e seus alunos. Seguimos de bicicleta, patins, skate, patinete, cavalo e até mesmo de perna de pau até o Parque do Paço, onde houve o encerramento com a presença do Prefeito e demais autoridades no plantio de árvores.
Foi um dia importante de conscientização e esperamos que a cidade de Diadema abrace esta ideia para uma melhor qualidade de vida.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Alunos da Passo a Passo participam de audição na CIA Fletir


No final de semana do dia 17 de Setembro de 2011, os alunos da Associação Passo a Passo deixaram de fazer sua rotineira aula de repertório para experimentar novos caminhos na carreira que só se inicia.
Neste dia, eles participaram da Audição da CIA Fletir, na qual a professora Marilia Costa (contemporâneo) participa.
Os alunos não tinham a intenção de integrar uma CIA de Dança, mas sim buscavam a auto avaliação, além do envolvimento com outros professores da área, autoconhecimento corporal e mental. Para alguns foi a primeira audição.
A CIA Fletir realizou o teste no Ginásio do Ibirapuera com uma média de 50 participantes que passaram por várias vivências ao longo do dia, desencadeando emoções fortes e ensinamentos específicos na vida de cada um.
Foi um crescimento pessoal muito rico como expressa Tamires Reis:
"Encontrei-me como pessoa e como bailarina e senti que descobri verdadeiramente a minha forma de arte na dança contemporânea.
Aprendi muita coisa que tenho certeza que vou guardar não só pro meu desempenho corporal, mas pra minha vida também, porque percebi a importância de coisas que pareciam imperceptíveis na minha correria diária [...] ".



Todos os alunos se destacaram e foram elogiados pelos organizadores da CIA Fletir, mostrando que quanto mais você acredita no seu trabalho, mais ele pode dar certo da maneira que você gostaria.
Passo a Passo cada dia anda-se um bom pedaço!

sábado, 24 de setembro de 2011

Passo a Passo participa da Reunião Geral de Pontos de Cultura

No bairro Jardim das Nações, dentro do Ponto de Cultura Casa Don’Ana, aconteceu a Reunião Geral da Rede dos 32 Pontos de Cultura onde discutimos um feedback sobre o primeiro ano e suas dificuldades.
Uma reunião que foi das 10h00 da manhã até aproximadamente 16h30, contou com uma boa parte dos Pontos de Cultura da cidade que discutiram as formas de melhoria na relação Ponto-Secretaria de Cultura e listaram suas dificuldades e facilidades, compartilhando-as com os demais pontos presentes.

Fomos divididos em vários grupos, para sintetizar o trabalho através de 3 perguntas propostas pela Stella Cabral que são:

1- Quais foram as suas dificuldades diante da Prestação de Contas?
2- Estas dificuldades foram solucionadas?

3- o Kit Multimídia está sendo usado?

E todos os pontos compartilharam sua opinião diante dessas perguntas. Ao final, as respostas foram apresentadas para a Secretaria.
Foram também apresentadas as novas atividades dos pontos além de reclamações sobre o que acontece e o que aconteceu durante este primeiro ano, como atraso, falta de divulgação de algum evento e afins.


Ao final, todos os pontos ouviram o pronunciamento da secretária de Cultura, Regina Ponce e apreciaram as atividades da tão bem decorada, Casa Don’Ana.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Ensaio geral aberto da CIA Débora Colker


Na quarta feira dia 14 de setembro, a Passo a Passo assistiu o espetáculo “Tatyana” da CIA Débora Colker no Teatro Alfa por um convite especial da Cia à instituições diversas da cidade de São Paulo.

Recebemos esse convite via e-mail diretamente da Direção da CIA e ficamos lisonjeados por ser convidados e acabamos por levar 20 alunos, dentre eles, o elenco da Passo a Passo CIA de Dança.

Assistimos ao ensaio geral do espetáculo baseado na obra deEvguêni Oniéguin”, o romance em versos, publicado em 1832 por Aleksandr Púchkin (1799-1837).

Ao final do espetáculo que contou com dois atos fantásticos regados de efeitos visuais, iluminação impecável, elementos cênicos de encher os olhos e um elenco preciso e expressivo, o público pode tirar suas dúvidas com um mini workshop dentro do teatro.

A Passo a Passo não perdeu tempo e tirou foto com o bailarino Jaime Bernardes que foi muito simpático ao nos receber após o espetáculo.

domingo, 18 de setembro de 2011

Passo a Passo CIA de Dança na Mostra de Arte e Cultura de Diadema


No último domingo, dia 11 de setembro de 2011, a Passo a Passo CIA de Dança participou da Mostra de Arte e Cultura da cidade de Diadema.

Um concurso de artes que premiará os destaques culturais da cidade e é divido em várias categorias, claro que a Passo a Passo concorreu na categoria Dança que foi apresentada somente no dia 11 de Setembro e o resultado sai no próximo dia 02 de outubro.

A Passo a Passo CIA de Dança levou seu espetáculo Erudito, mas com uma novidade, a continuação da coreografia “Devaneio”, com bailarinos convidados, além de suas coreografias habituais “Os 12 profetas de Aleijadinho” e “Os opostos se atraem”.

Dentro dessa mostra, podemos também conferir os trabalhos de diversos Pontos de Cultura e grupos de Diadema.

A Passo a Passo CIA de Dança agradece a oportunidade de apresentar seu trabalho ao lado de tantos grupos de nossa querida cidade de Diadema.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Curta a Página da CIA no Facebook!!

A Passo a Passo CIA de Dança se modernizou e criou uma página no Facebook!!

Acesse lá!

http://www.facebook.com/#!/passoapassocia

E aproveite o que a mais nova CIA de Dança de Diadema tem de bom!

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Passo a Passo participa do Coquetel de Abertura da Mostra de Artes de Diadema

Na ultima sexta feira (02/09) a Passo a Passo teve a honra de participar do Coquetel de Abertura da Mostra de Artes e Cultura de Diadema.
Um mês repleto de atividades ligada a qualquer forma e expressão de arte da nossa cidade.
Os alunos Tamires Reis, Matheus Sevarolli e Joice Amorim, prestigiaram o evento que contou com uma exposição de arte muito bonito e vasta no hall do Teatro Clara Nunes.

Dentro desta mostra a Passo a Passo CIA de Dança apresentará seu espetáculo "Erudito" no próximo dia 11 de setembro às 19:00 hrs no Teatro Clara Nunes.

Confira as fotos neste link:
https://picasaweb.google.com/a.passo.a.passo/CoquetelDeAberturaDaMostraDeArtesECulturaDeDiadema#

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

FELIZ DIA DO BAILARINO

”Ballet nosso que estais no sangue,

santificado seja vossa música.
Venha a nós o nosso esforço.
Assim nos ensaios como nas apresentações.
A dança de cada dia nos dai hoje.
Perdoai as faltas aos ensaios,
assim como nós perdoamos nossos professores rígidos.
Não nos deixe errar a coreografia e
livrai-nos dos calos e das bolhas,
Amém!”

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Passo a Passo conquista várias premiações no III Festival Fazendo Arte.


Este domingo (28/08) a Passo a Passo participou do III Festival  Fazendo Arte no Teatro Nossa Senhora Menina, Mooca.
Dessa vez, levamos quatro variações, sendo elas, Coppélia com Laura Barbosa, Chamas de Paris com Thays Alves, Le Corsaire com Amanda Gonçalo e Le fille Ma Gardeé com Joice Amorim, além de três conjuntos, Sol, Amigos Imaginários e a estréia em festivais Dragão com novo figurino e maquiagem.
Um festival com muitas coreografias de diversos tipos de danças, incluindo dança do ventre, sapateado, jazz e até coreografias à caráter rechearam a tarde do Nossa Senhora Menina que contou com os Jurados Fausto Ribeiro e Michelle Ghidotti.

A Passo a Passo conquistou ótimas colocações nos seus conjuntos e ótimas notas nas variações sendo:

1° lugar: Coreografia Dragão, Conjunto Clássico Livre;
1° lugar: Amigos Imaginários, Conjunto Contemporâneo;
2° lugar: Sol, Conjunto Contemporâneo.

Além disso, a aluna Laura Barbosa garantiu por mais um ano, a vaga no curso de férias do Miami City Ballet e a Passo a Passo ganhou descontos em figurinos na empresa Dancers Figurinos.
Mais uma vez, a Passo a Passo conquista reconhecimento.

Parabéns aos alunos
Amanda Gonçalo
Angélica Souza
Laura Barbosa
Thays Romão
Tamires Reis
Joice Amorim
Jennifer Alves
Jennifer Nielly
Tábata Miranda
Aynnek Edigley
Matheus Sevarolli
Glória Dias
Liliane Feitosa
Dayana Brito
Isabela Iglecia
Emilly Michelle
Juliana Ayumi
Michelle Araújo
Mirelly Ribeiro

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Passo a Passo participa do Seminário da Claro Curtas


No último dia 23 de agosto, nós da Passo a Passo fomos convidados para participar do Seminário do Festival de Curtissima Metragem da Claro, na qual participamos com o vídeo ”Passou.. E eu não vi” criado, editado e filmado pela Passo a Passo CIA de Dança.

Foi um evento muito importante para o cenário áudio visual da cultura brasileira que contou com ilustres presenças do mundo do curta metragem.

Foram discutidas formas de disseminar e estimular a criação de curtas metragens como maneira de aprendizado para quem faz e como forma de estímulo dos pensamentos subjetivos, racionais e reflexivos em quem assiste, assim como a criaçãode novas maneiras de ensino das matérias habituais em sala de aula.

A Passo a Passo representou a visão da dança dentro desse contexto, já que os criadores procuraram formas de melhorar o alcance no desenvolvimento de novas visões para o mundo através de novos talentos.

No final do seminário que aconteceu no Museu da Imagem e do Som (MIS) foram anunciados os vencedores do Concurso Claro Curtas.

Apesar de não ter se classificado, a Passo a Passo agradece a participação como forma de aprendizado e percepção de novas maneiras de fazer arte.

Fotos aqui! > https://picasaweb.google.com/a.passo.a.passo/SeminarioClaroCurtas#

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Aula com Erinaldo Conrado


    A partir da primeira semana de setembro, aos  sábados, Erinaldo Conrado dará aulas gratuítas, para meninos com experiência em ballet clássico e pas de deux das 12hs a 14hs.
    Os interessados favor entrar em contato pelo telefone 11 40751715 ou por email projeto.passoapasso@yahoo.com.br

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

FESTIVAL NACIONAL DE CURTISSIMA METRAGEM

Em meados do mês de junho desse ano, a Passo a Passo soube através de correspondência do Festival Nacional de Curtíssima Metragem da operadora Claro de celulares.
O objetivo do “Claro Curtas” é estimular a discussão e o desenvolvimento de iniciativa educacionais inovadoras lúdicas, por meio de novas tecnologias de informação e comunicação.
Ao notar que a proposta estimula o pensamento dos nossos jovens, a Passo a Passo se reuniu para discutir o que é a proposta “O Tempo do Agora” na visão da CIA. Eles assistiram os vídeos da edição passada para se basear e refletir no tema.
Depois, o grupo se reuniu com a professora de contemporâneo, Marília Costa para uma pequena palestra sobre o que seria “O Tempo do Agora”. Durante essa reunião, surgiram várias ideias avulsas que estimularam o planejamento do roteiro final do curta metragem.
Os integrantes fizeram uma reunião interna da CIA para condensar as ideias lançadas na reunião anterior e ao final, decidimos promover um vídeo que estimula o pensamento sobre o presente, visto que os jovens só pensam no futuro e durante a curta temporada do espetáculo “O Menino que Espiava pra Dentro” para as escolas de Diadema, foram iniciadas as filmagens do Curta “Passou... E nem vi!”.
Foram dois dias dedicados a filmagem desse Curta que contou com a colaboração não só da Companhia, mas também da Associação Passo a Passo em si.
Confira a seguir o curta “Passou... E nem vi” da Passo a Passo CIA de Dança, criado, produzido e dirigidos pela mesma!

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Seminário no Centro Cultural Diadema

Nos dias 23 e 24 de Julho passado, a Passo a Passo participou do seminário do Conselho Municipal de Cultura.
Os temas abordados foram: sustentabilidade, interface, intercâmbio e acesso, foram separados e discutidos em quatro grupos. A Passo a Passo foi representada em três grupos, sendo eles sustentabilidade com Matheus Sevarolli, interface com Dayana de Brito e intercâmbio com a Presidente e Diretora Artística.
O objetivo dos grupos foi discutir as políticas culturais da cidade de Diadema para um período de 10 anos com visões diferentes, com propostas de curto, médio e longo prazo.
No segundo dia para representar a Passo a Passo, estavam presentes Luiza Gentile, as professoras estagiárias Jennifer Alves e Joice Amorim e a aluna Liliane Feitosa, diferente do sábado, ao invés de separar os participantes em grupos, foi montada uma mesa e uma plenária.
Foram discutidas, mantidas e ditas, através de uma votação, cerca de 236 assuntos, sobre os quatro grupos discutidos no dia anterior.
E ao terminar tais assuntos, houve o fechamento da discussão da conferência e os presentes enviaram um anexo do projeto para seranalisado pelo prefeito da cidade e pela câmara de vereadores.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Oficina para bailarinos com Marcelo Gomes

No dia 07 de agosto as alunas Amanda Gonçalo, Joice Amorim e Laura Barbosa participaram de uma oficina ministrada pelo bailarino Marcelo Gomes, brasileiro, desde de os 13 anos vive no exterior e hoje é um dos melhores bailainos do mundo. Atualmente é o primeiro bailarino do American Ballet Theatre em Nova York.
A aula de ballet clássico foi destinada a meninos e meninas entre 14 e 17 anos, de nível intermediário, realizada na sala da São Paulo Cia. de Dança com fins de apresentar o Prix de Lausanne, um festival de dança realizado na Suíça.
O festival oferece também bolsas de estudos para os bailarinos que se destacam, tendo oportunidade também de começar suas carreiras no exterior.
Foi um grande aprendizado que foi acrecentado em suas vidas, uma experiência única!





Por: Amanda Gonçalo e Laura Barbosa

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Curso de férias na Escola Municipal de São Paulo

         Entre os dias 11 e 15 de junho o aluno Matheus Sevarolli teve a oportunidade de fazer um curso de férias de ballet clássico para homens na Escola Municipal de Bailado de São Paulo.
          Este foi um curso piloto oferecido pela escola tento pra saber quantos haveriam e quais suas expectativas, como pra saber se a escola poderá no futura fazer outros cursos deste nível.
          A expectativa de todos os alunos foram ter outras aulas de ballet clássico direcionado para homens (braços, rosto, exercícios, rítmo, etc) e a missão dos professores em ensinar tudo que podiam em uma aula de apenas 1:30hs.
          Cada dia um professor deu aula enquanto os outros assistiam os alunos e os corrigiam. No primeiro dia quem deu aula foi o professor Luiz Augusto Ribeiro, e que foi pianista para os outros professores no resto da semana, ele passou uma aula mais básica atento aos braços e as posições, nos outros dias foram José Ricardo Tomeselli, com uma aula mais puxada focado na técnica e sustentação, Ali José, focado mais em dançar e não somente executar, Paulo Vinicius, aula com mais saltos e giros e no último dia foi a professora Katia Rocha, com a junção de todos os dias, logo depois teve as entregas dos certificados, sorteio de alguns ingressos para os eventos que acontecerão no Teatro Municipal e uma rápida sessão de fotos.

Por:  Matheus Sevarolli.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

AULA DE FÉRIAS

No mês de julho, todos os alunos da Associação Passo a Passo estão de FÉRIAS e só voltam a partir do dia 01 de agosto, mais a Passo a Passo Cia de Dança está trabalhando firme com os projeto e espetáculos que logo logo estão por vir!
Aulas de manhã, ensaios à tarde.. Vendo e revendo vídeos, treinando, corrigindo e aporimorando mais ainda tudo o que já viemos desenvolvendo ao longo do ano.
Estamos paroveitando a disponibilidade de horários que as férias proporcionam pra continuarmos o trabalho da CIA que só apresentou um aperitivo do espetáculo "Erudito" que estreará brevemente.
Vários projetos estão sendo encaminhados para que a CIA cresça cada dia mais.
Boas férias pra você e nos deseja sorte, pois a Passo a Passo CIA de Dança vem com tudo no segundo semestre!!

Oficio da Câmara Municipal

ASSUNTO: Encaminha Requerimento nº 451 / 11.


Diadema, 22 de junho de 2011

Ilustrissima Senhora:

       Venho à presença de V. Sa. para encaminhas o requerimento acima citado, de autoria do Vereador Talabi, que foi aprovado pelo plenário na Sessão Ordinária realizada no dia 22/06/2011.
        Sendo apenas o que se apresenta para o momento, reitero a V. Sa. os protestos de estima e apreço.

Atenciosamente 
Vereador Laercio Soares
Presidente.



Sra.
Luiza Gentile
Coordenadora do Ponto de Cultura Passo a Passo
Diadema - SP

___________________________________________________________________________________

Câmara Municipal de Diadema

REQUERIMENTO N° 451 / 11

          REQUEIRO a Douta Presidência desta Casa de Leis, em conformidade com os termos regimentais, que seja registrado na ata da presente sessão um VOTO DE CONGRATULAÇÕES ao Ponto de Cultura "Passo a Passo", pelo excelente espetáculo, realizado no Teatro Clara Nunes, neste mês de junho.

          REQUEIRO, ainda, que cópias da presente propositura sejam enviadas a organização agreciada (extensivo a todos que colaboraram, direta ou indiretamente com a realização do evento), às Secretarias Municipais de Cultura e Educação e à Guarda Civil Municipal.

JUSTIFICATIVA.

           A referida homenagem é prestada ao Ponto de Cultura "Passo a Passo", pelo excelente espetáculo de Ballet Clássico, realizado entre os dias 11 e 14 de junho, no Teatro Clara Nunes, sendo que, nos dias 13 e 14, os espetáculos foram especialmente para as escolas municipais e creches.
          Não podemos também deixar de destacar que, em todos os dias das apresentações, o teatro esteve sempre lotado, prestigiado por crianças de todas as idades.
          A Associação "Passo a Passo" foi criada em 2003, cujo intuito é dar continuidade às oficinas clássicas de Diadema. Em novembro de 2010, foi criado o Ponto de Cultura "Passo a Passo" entidade sem fins lucrativos, que passou, com isso a integrar a extensa rede, apoiada pelo Ministério da Cultura.
          Hoje, este ponto tem mais de 200 alunos, mas conta com dezenas na lista de espera, aguardando vaga.
          No Ponto de Cultura"Passo a Passo" as crianças e adolescentes têm aulas de balé clássico, dança contemporânia, pas de deux, balé de repértório e história da dança, além de participarem de atividades fora das salas de aula, como festivais, nos quais já obtiveram ótimas colocações.

          Diante do exposto, é com orgulho e satisfação que registramos tal homenagem ao ponto de cultura "Passo a Passo".

Sala das Sessões, 22 de Junho de 2011.

VEREADOR TALABI

domingo, 26 de junho de 2011

Por um futuro blue - Passo a Passo marcando presença no Jornal Diário do Grande ABC

Filhos de uma geração que se mostra ou insatisfeita ou pouco participativa no processo cultural, muitos jovens da região, encarando suas carências, estão dispostos a supri-las. Com os pés nas ruas, à frente dos computadores, correndo atrás de algum apoio ou fazendo perseverar seu trabalho à revelia das políticas culturais, eles estão nos primeiros passos dos muitos que darão para conseguirem ser artistas regionais e só dependem dos seus trabalhos, e da valorização deles, para estarem felizes.

O Diário listou alguns dos personagens que agitam diferentes locais e linguagens.


Patrimônio à mão de todos
Douglas Negrisolli, 26 anos, historiador de arte, Santo André
Negrisolli começou a se encantar com as artes plásticas aos 16, mas foi recentemente que descobriu a própria cidade. Não demorou a descobrir que o município abriga riqueza do seu gênero preferido: o Salão de Arte Contemporânea.

Para incrementar a faculdade de história, resolveu se especializar na área artística. O tema do seu mestrado é o salão.

Como curador, tem cinco exposições no currículo. A última, sobre o cenógrafo da Vera Cruz Pierino Massenzi, feita a pedido da família do artista.

Muitas tentativas de diálogo com o poder público, principalmente para agitar exposições em equipamentos municipais, foram frustradas. "Não tenho mais interesse em discutir cultura só por discutir. As pessoas precisam entender que não há investimento na área sem dinheiro", conta ele, que já integrou o Conselho Municipal de Cultura.

Uma das brigas compradas pelo historiador é pelo direito de obter acesso ao acervo de todas as edições do salão, catalogá-lo e transformar em registro a história desse patrimônio cultural. "Faz três anos que peço, e não consegui. O acervo não é catalogado. Para escrever a história, preciso do material. Meu projeto ficará cheio de lacunas. O acervo, se fica no porão, não serve para ninguém. Tem de estar disponível, para que seu valor mostre a amplitude cultural que a cidade é capaz de ter."


Dando a cara para tocar
Celso Júnior, 20 anos, músico e estudante, Mauá
Guitarrista e vocalista da banda de rock Liquid Dookie, Júnior nunca se furta em pedir espaço para mostrar seu som. Foi assim que chegou às Quartas Musicais, projeto municipal mauaense. De lá, começa a ver surgir oportunidades de angariar público. No dia 3, a banda está convidada a participar da festa junina da cidade. "Fazendo os shows do Quarta, já criamos uma história, levantamos público e material para mostrar", diz.

Estudante de arquitetura, ele conta que precisa trabalhar paralelamente para fazer o sonho de ser músico dar certo. "Queremos gravar nosso primeiro disco. Tudo que registramos foi quebrando cofrinho e enchendo o saco dos pais. Sempre vamos ao estúdio com dinheiro contado para gravar uma música só."

O foco do grupo é aperfeiçoamento e busca por identidade. "Nosso esforço é fazer algo diferente e bom, chamar atenção. Decepções a gente tem, portas fechadas também, mas sempre que abrem espaço para a gente, é uma felicidade que compensa tudo", declara.


Arte da divulgação
Elsa Villon, 22 anos, estudante, São Bernardo
Como escolheu o jornalismo, Elsa sabe que cultura não é só arte. É também divulgação, ciclo de recomendações que fomenta interessados e agita acontecimentos.

Seu papel é divulgar arte. Blog, redes sociais e o site em que trabalha na Capital, todos servem como ferramenta de disseminação cultural regional.

"A internet, hoje, é crucial. Você consegue reunir pessoas, conhecer artistas e disponibilizar material. É a prova de que muitas iniciativas podem acontecer por uma ideia, várias pessoas podem se unir", conta Elsa.

Para ela, a região não é tão carente de programação. Há quem fique de fora do bolo simplesmente por não saber. "As programações são mal divulgadas. Às vezes, as agendas ficam restritas aos portais das prefeituras, que não são todos que acessam. Deveriam agregar contatos pelas redes sociais."

Ela lamenta o restrito mercado para a comunicação na região. "Cabe a quem se interessa divulgar. É o que faço."

Em julho ela integrará a Operação Tuiuti do Projeto Rondon, que viaja para Porto Esperidião, no Mato Grosso, em ação de inclusão que leva desenvolvimento social em áreas precárias do Brasil. "Propus um projeto de comunicação. A cidade tinha uma rádio ilegal que foi fechada. Quero pôr em ação projeto de integração educacional e cultural, estreitando as relações entre a zona rural e a urbana. Eles têm diversos eventos, mas dificuldade em disseminá-los."

Dançando contra obstáculosTamires Reis, 18 anos, dançarina, Diadema

Com DRT tirado há uma semana, a bailarina Tamires, apesar de parecer no início da estrada, já soma longo caminho no mundo da dança clássica.

Desde 2002, participa da associação Passo a Passo, ONG de Diadema. Antes, fez todas as oficinas de dança que pôde. Hoje, ela recebe o pouco salário que a ONG pode lhe pagar em troca das aulas que dá para crianças.

A formatura coincide com a fundação da Companhia Passo a Passo, que possibilita que novos artistas batalhem pela dança. "Agora nos preocupamos mais com trabalhos, patrocínio, projetos e festivais", conta.

No tempo livre, Tamires gosta da Biblioteca Interativa e do Teatro Clara Nunes. O problema da sua cidade, diz, são as vacâncias nas oficinas e projetos culturais. "Diadema tem 32 Pontos de Cultura, mas tem muita gente que não sabe o que é dança, teatro, não se interessa em ler".

A ONG está prestes a perder um dos seus principais patrocinadores. Isso a preocupa, mas não a esmorece. "Somos autossustentáveis, temos alguns prejuízos e muito trabalho para cobri-los, vendendo rifas, produtos de revistas. Lutamos com paixão e por acreditarmos no nosso potencial."

A região para filhos artistas
Alba Brito, 24 anos, atriz e cantora, Santo André
Alba tinha 12 quando comungou com o teatro pela primeira vez. Já estudava a arte, mas a exibição de 'Nossa Cidade', da Escola Livre de Teatro de Santo André, a tocou profundamente.

"Eram os bolinhos de chuva que serviam", conta sorrindo, lembrando que a iguaria era parte da cena e fazia com que ela sentisse se alimentar de teatro.

Aos 16, foi para a ELT, onde passou sete anos. Lá, em 2008, estreou o projeto Cantarilhos, com o qual tem se apresentado, após aprovação do Fundo Municipal de Cultura.

Em contrapartida, ofereceu oficinas. "Na justificativa, falei da minha relação com a cidade. Já colhi tanto, por que não plantar e gerar frutos por aqui?"

Para ela, a relação dos artistas com a cidade é traumática. "Há uma subvalorização dos artistas regionais pelas pessoas que vivem aqui, como se menosprezassem algo que é parecido."

Alba militou em favor da cultura, mas hoje prefere distância. Um modelo bom de política cultural, para ela, são os editais de ocupação. "São mais transparentes. Disponibilizam espaço, apoio e você inscreve seu projeto. O artista precisa sobreviver na sua cidade, sem assistencialismo, mas com valorização."

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Entidade ensina balé a crianças e jovens carentes

Há oito anos, a Associação Passo a Passo de Diadema ensina balé a crianças e jovens carentes. São 173 alunos atendidos, enquanto outros 348 aguardam em fila de espera. Para continuar o ensino e o trabalho não parar, a entidade precisa de novos patrocionadores.
Desde quando começou, se mantém com verba de grande empresa privada de Mauá, que prefere não aparecer, mas que deixará de bancar o trabalho em novembro. Outro montante (30%) vem da Prefeitura. Desde 2010, a associação se tornou Ponto de Cultura, do Ministério da Cultura, que apoia financeiramente ações de impacto sociocultural na comunidade.
"Mesmo assim, precisamos de patrocinadores, de preferência da iniciativa privada. Buscamos a autossustentação, mas até lá precisamos manter o projeto vivo", afirmou Luiza Gentile, professora de dança e idealizadora do projeto. A idade, ela esconde a sete chaves. "É uma maneira de estimular o imaginário das crianças", brincou Luiza.
Para alcançar a autossustentabilidade será anunciada dia 16, durante apresentação do espetáculo Eruditos, às 20h, no Teatro Clara Nunes, a criação da Cia. Passo a Passo de Dança, com objetivo de montar espetáculos que possam ser cobrados. Além disso, programam vender peças de roupas e acessórios para balé.
Atualmente, cinco professores voluntários se revezam na sala de aula. Outras três meninas prestes a se formar atuam como estagiárias, recebendo R$ 100 por mês . São oito aulas diárias, de segunda-feira a sábado.
O embrião da Passo a Passo surgiu em 1999, quando Luiza foi convidada a ensinar dança clássica nos centros culturais do município. Em 2002, quando o trabalho terminou, ela não se conformou e descobriu uma maneira de mantê-lo: criando uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). "Descobri qual é minha missão ao visitar o local onde moram. Vi a diferença que fazemos na vida dessas crianças", disse a bailarina, emocionada.
A diretora Zandra Teixeira, 57 anos, lembra da dificuldade dos atendidos de se manterem no projeto. "Muitas precisam deixar o trabalho ao fazer 14 anos para ajudar os pais no sustento da casa, ou engravidam", lamentou Zandra.

Escola forma profissionais e desperta consciência
Quando fundaram a Passo a Passo, Luiza Gentile e Zandra Teixeira pensavam que se conseguissem formar uma pessoa já teria valido a pena. Neste ano, dez meninas da primeira turma se formam.
Cinco delas estão no mercado de trabalho, como Jenifer Alves e Joice Amorim, ambas com 16 anos, nascidas em São Bernardo e criadas em Diadema. Nunca imaginaram que um dia o sonho de viver da dança se concretizaria. "O conhecimento que adquirimos nesses anos vai muito além do balé. Participamos da produção dos espetáculos, pesquisamos, vivemos novas experiências", comentou Jenifer.
Luan da Silva Menezes, 19, e Matheus Sevarolli, 16, também fazem parte do grupo e afirmam que sem a dança não venceriam a timidez.
"Era muito tímido e a dança me ajudou a me expressar mais e ser menos tímido", disse Luan, que há sete anos estuda balé e quer se profissionalizar. As declarações refletem a proposta do projeto: desenvolver a consciência individual e elevar a autoestima.

obs: Matéria do Jornal Diário do Grande ABC, na sessão SeteCidades do dia 7 de Junho de 2011.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Pré Lançamento da Passo a Passo CIA de Dança e Primeira formatura..


(Esq à Dir.) Tamires, Joice, Thays, Jennifer e Amanda - Formandas 2011
Nesta quinta feira dia 16 foi um dia histórico e super especial para nós da Passo a Passo.
Um dia cheio de loucuras, surpresas, lágrimas e muita emoção.
Foi o pré lançamento da Passo a Passo CIA de Dança com o espetáculo "Eruditos", composta pelos alunos do 7º e 8º anos da escola.
O espetáculo é uma homenagem aos peridodos Barroco e Classicismo da qual foram apresentados trabalhos de Johann Sebastian Bach (coreografia "Os 12 profetas e Aleijadinho"), Wolfgang Amadeus Mozart (coreografia "Os opostos se atraem"), Antono Vivaldi (coreografia "Devaneio") e por fim, Giacomo Puccini (coreografia "Sussuro" derivado de Madame Butterfly).
Foi um espetáculo intenso, de extrema entrega e dedicação por parte deles já que foi uma semana cheia com a reapresentação e curta temporada do espetáculo "O Menino Que Espiava pra Dentro" para os pais e alunos da rede pública da Cidade de Diadema.
Após a apresentação dos nossos trabalhos, a Passo a Passo promoveu uma surpresa para as alunas formandas, que é a primeira turma a se formar nesses 8 anos de Passo a Passo.
Promovemos a formatura de Tamires Reis, Joice Amorim, Thays Romão, Jennifer Alves e Amanda Gonçalo que choraram ao perceber a grande surpresa.
A diretoria organizou uma homenagem com depoimentos de pais, irmãos e de seus primeiros professores de dança, que gerou muita emoção e choradeira.
Por fim foram entregues os canudos das alunas, não só para as 5 formandas, mas para as ex-alunas Beatriz Correa e Vanessa Nunes que também haviam concluido o curso, mas não conseguiram manter a rotina de aulas e não puderam dançar, mas toodas merecem essa homenagem tão bonita que vai ficar marcada na história da escola, como a primeira formatura da Associação Passo a Passo.

Agora meninas, vocês estão prontas pra brilhar pelos palcos afora..
PARABÉÉNS!

domingo, 19 de junho de 2011

Você precisa se esforçar mais para ser bailarina

Eu conheço uma menina de 15 anos que acaba de ganhar um par de sapatilhas de ponta novinhas de presente de aniversário.
Ela não pediu que lhe dessem um IPod, um IPhone, uma viagem pra Disney, ela queria desesperadamente um par de sapatilhas de ponta novinhas em folha.
Essa sapatilha ou nada.
Surpresa?

Não fique.

Você também já deve ter feito alguma loucura parecida para ter ferramentas para a performance necessária para o seu bom desempenho e ser amada pela galera.
O problema é que esse desespero maluco das pessoas em ser amadas por todos a sua volta está levando o mundo da dança clássica à falência. Você sabe, eu sei, a minha filha sabe, todo mundo sabe: ao tentar ser tudo para todos você acaba sendo nada pra ninguém.
Esse negócio de ser solista ou primeira bailarina de uma companhia não tá com nada. Ser bailarina de corpo de baile não é uma coisa ruim, afinal, imagine só uma companhia apenas com solistas. De fato, também é uma coisa boa pra você, para quem te ama, para o público e finalmente para o ballet clássico.
É bom para você porque finalmente você está defendendo alguma causa que realmente mexe com as pessoas, o ballet clássico. Agora você está exposto, e tem que fazer alguma coisa para provar a todos que todo seu esforço e trabalho fazem sentido.
É bom para quem te ama, porque faz as pessoas se emocionarem, mexerem com os seus neurônios do cérebro para – no mínino – refletirem seriamente sobre suas próprias crenças.
Se todos gostam de sua dança como se fosse água com açúcar, é porque você ainda não chegou em uma performance arrojada, você não passa de uma bailarina commodity.
Se você tem uma vontade genuína de mexer com o status quo, se expor, e expor as coisas erradas que precisam de mudanças, eu recomendo que você pratica no seu dia-a-dia as seguintes idéias:
1. Você deve se importar mais do que as outras pessoas pensam que é bom;
2. Você deve se arriscar mais do que as outras pessoas pensam que é seguro;
3. Você deve ser mais compreendida do que as outras pessoas pensam que é comprometida com o ballet.
4. Você deve ser mais arrogante do que as outras pessoas pensam que é aceitável quando o assunto é ballet.
5. Você deve sonhar mais do que as pessoas pensam que é prático.
Se você está me odiando por dizer essas coisas, a bailarina sentada ao seu lado está amando.
Pergunte para ela, ou envie o texto para alguém que você conhece, a reação será completamente diferente da sua.
Se você quer realmente mexer com as coisas, você precisa, como eu, incomodar as pessoas, fazê-las se emocionar.
A dança que importa, o resto...



Ivan Grandi

terça-feira, 7 de junho de 2011

Reprise espetáculo "O Menino que Espiava pra Dentro"

Viemos aqui para convidá-los para assistir uma das melhoras adaptações literárias da cidade de Diadema no ramo da dança.
É a reprise do Espetáculo "O Menino que espiava pra dentro" de Ana Maria Machado, adaptado por Luiza Gentile e Paulo Goulart Filho.
Um espetáculo de ballet clássico voltado para o público infantil que mostra através da dança a magia do livro escrito por Ana Maria Machado e executado por alunos carentes da cidade de Diadema.
É o mesmo espetáculo do final do ano passado, mas leves adaptações para a melhoria do mesmo.
O espetáculo será nos dias 11 e 12 à partir das 16:00 hrs no Teatro Clara Nunes, Rua Graciosa, 300, no valor de R$5,00.
Mas tem uma graaande novidade, nos dias 13 e 14 de Junho, nós da Passo a Passo em parceria com a Prefeitura de Diadema, vamos apresentar este mesmo espetáculo paras as escolas municipais e estaduais da Cidade com a finalidade de extender a cultura da dança.
Serão duas sessões fechadas em cada dia, sendo uma às 10:00 hrs e a outra às 16:00hrs.
COMPRE JÁ SEU INGRESSO, JÁ QUE ELES ESTÃO ACABANDO!!
O valor é R$5,00 e você pode comprá-lo diretamente na Passo a Passo, que fica na rua Agostinho de Barbalho, 332 - Vila Nogueira, Diadema SP.

Venha conferir o nosso trabalho!!

Mais um aniversário!! Obaaa!!

Ontem foi a aniversário da Tia Zandra, nossa conselheira, general, conserta-tudo, amiga, cobradora e muuuuitos outros adjetivos..
Nós alunos, em conjunto com a Luiza, fizemos uma festa surpresa para ela que foi muito divertida..
Compramos o bolo, arrumamos a mesa enquanto ela conversava com a Luiza e acendemos a vela, mas quem disse que ela reparou??

Ela nos presenteou com esta veeelha frase "VOCÊS ME PEGARAM DE NOOOVO. ANO QUE VEM NINGUÉM ME PEGA", sendo que toodo ano é assim..

Nós desejamos toda a felicidade do mundo para ela e nos desculpamos por todas as falhas, brigas e bagunças, mas a amamos do fundo do coração.

ÔÔÔÔ TIA ZAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAANDRA!!
PARABÉÉNS

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Feliz aniversário!!!!!!!!!!

No último domingo (29/05) a Passo a Passo comemorou 8 anos de existência física, sendo que já tem 9 anos de projeto.
Foram 8 anos de uma batalha dura, com altos e baixos, ganhos e perdas e muita gente que passou por nós...
Vimos várias crianças crescendo e aparencendo neste escola, ou fora dela também, já que muitos sempre voltam pra saber como andamos.
Nós, coordenação e corpo docente, desejamos toda a felicidade do mundo para esta escola que apesar de suas dificuldades, vive e respira para a dança.

PARABÉNS PASSO A PASSO!!

obs: Não podemos esquecer também de dar os PARABÉNS a Profª Paula Sanchez que também fez aniversário, só que no dia 31 de Maio.
PARABÉÉNS!!!

segunda-feira, 23 de maio de 2011

IV Troféu Dança São Paulo

Neste último sábado dia 21 de Maio de 2011, nós da Passo a Passo participamos do IV Troféu Dança São Paulo, que foi realizado no Teatro Nossa Senhora Menina, na região da Moóca.
Nós levamos seis coreografias inéditas para a competição sendo elas: Devaneio (clássico livre), Amigos Imaginários e Sol, (contemporâneo), variações Coppélia, Le Corsaire e La fillé Ma Gardee.
Foi um grande evento, repleto de variedades coreográficas e estilos de dança, variando de Sapateado, Dança do Ventre, Jazz, Contemporâneos e Ballet Clássico de Repertório.
Iniciamos nossa tarde com a Variação Le Corsaire, executada pela Amanda Gonçalo, depois tivemos a Variação Coppélia com Laura Barbosa e encerrando as variações, Joice Amorim com La Fillé Ma Gardee.
Nos conjuntos, foi apresentada primeiramente a coreografia Sol de Marilia Costa com as alunas de segundo ano de dança contemporânea, em seguida, Amigos Imaginários de Paula Sanchez, pelos alunos do terceiro ano de dança contemporânea e para encerrar, a coreografia Devaneio de Luiza Gentile com os alunos de sétimo e oitavo ano de ballet clássico.
Apreciamos diversas coreografias após a execução das nossas e esperamos pela premiação ao anoitecer.
A PASSO A PASSO felizmente conquistou 5 premiações das 6 coreografias apresentadas, sendo elas:

Categoria Dança Contemporânea:
1º lugar: Amigos Imaginários;
2º lugar: Sol

Categoria Variações de Repertório Feminina:
1º lugar: Coppélia
2º lugar: Le Corsaire

Categoria Clássico Livre:
1º lugar: Devaneio


PARABÉNS PELA GRANDE CONQUISTA, RECONHECIDA POR SEUS ESFORÇOS E DEDICAÇÃO EM SALA DE AULA.
PREZAMOS PELA QUALIDADE PARA ALCANÇAR O SUCESSO, E VOCÊS RETRIBUIRAM NOSSAS COBRANÇAS E EXIGÊNCIAS PARA QUE O ÊXITO SEJA ALCANÇADO!!!

obs: algumas fotos do festival podem ser vistas na aba acima entitulada Portfolio.

Visita ao Rotary Club SP Oeste

No último dia 09 de maio de 2011, nós da Passo a Passo visitamos uma reunião do Rotary Padrinho SP Oeste, a fim de mostrar nosso trabalho e pedir auxílio no desenvolvimento de profissionais da dança, através de palestras, seminários e espetáculos ao redor da cidade de São Paulo.

No início da reunião, regado de um maravilhoso almoço assistimos a posse do mais novo sócio do Rotary, Giuseppe que nos presenteou com uma bela frase “Viver é complicado, difícil e duro, mas é MARAVILHOSO”.
No final da parte protocolar, o Rotary SP Oeste passou a palavra a Luiza Gentile, diretora da Passo a Passo para que ela mostrasse o que é e como surgiu através de uma bela apresentação de slides, já que ela é professora e aluna da Passo a Passo.
Ao final da palestra sobre a Passo a Passo, foi apresentada a última coreografia remontada que se chama Devaneio do músico Vivaldi, criada por Luiza Gentile e o Rotary Oeste se encantaram com a perfeição e genialidade da obra e em agradecimento, a Passo a Passo ganhou uma flâmula do clube como uma homenagem por desenvolver bons talentos.

Foi um almoço agradável, proveitoso e que estreitou mais ainda nossos laços com quem nos deu a oportunidade de crescer como profissionais através da Passo a Passo.

O nosso muito obrigado ao Rotary SP Oeste.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Aula aberta - Dança de Salão

A Associação Passo a Passo convida a todos os amantes de dança a um evento muito divertido.

AULA ABERTA DE DANÇA DE SALÃO

Esta aula acontecerá no próximo dia 29 de Abril, às 20:00 com o professor Juninho.

Qualquer um pode participar desta aula!
Venha você também, se divertir desta aula aberta que nós, juntamente com o professor Juninho está te proporcionando! 

Não se esqueça, dia 29/04/2011
À partir das 20:00.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Breaking: Sua história, Modalidade e Cena

Este sábado agora (16/04) a Associação Passo a Passo receberá em suas instalações a Oficina Breaking: Sua história, Modalidade e Cena do Ponto de Cultura Bailando na Cidade - AfroBreak.
Esse workshop contará a história do hip hop e seus elementos, seguido da prática da sequência básica, base de power, tricks combo e flexibilidade.

Você também pode participar dessa oficina.É só ir até a nossa escola:
Rua Agostinho de Barbalho, 332, Vila Nogueira - Diadema, SP
E aproveitar essa experiência única que o "Abril Mais Cultura Viva" está proporcionando a população de Diadema!

Classificação Livre!

Mais informações ligue para : (11) 4075-1715 ou (11) 8979-9089