segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Luto por Jane Blauth

Jane Blauth via Ana Freire
É com pesar que informo a passagem da nossa querida bailarina, e grande mestra Jane Blauth (13/10/2012). Jane estava prestes a completar 75 anos no próximo mês de novembro de 2012.
Tive o prazer de homenageá-la com uma biografia, para isso, convivi com ela alguns meses, freqüentando o seu apartamento recheado de fotos, histórias e memórias.
Os depoimentos de professores
 e dançarinos do Rio Grande do Sul, do Rio de Janeiro, de São Paulo, da França e dos Estados Unidos, onde Jane Blauth estudou e dançou em inúmeras companhias de ballet, atestaram a excelência do seu trabalho.

Jane Blauth estudou dança com Tony Petzhold, Marina Fedossejeva, Tatiana Leskova, Eugênia Feodorova, Madame Biazebetti, Nina Vyroubova, Raymond Franchetti, Tatiana Piankova, Wilson Morelli. Atuou como bailarina no Theatro Municipal do Rio de Janeiro; Théâtre d’Art du ballet, em Paris; Zürich Operhaus, Suíça; Companhia Brasileira de ballet; Ballet Stagium. Foi professora no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, do Ballet Stagium e no Teatro Municipal de São Paulo.

Contribuiu muito com a formação de bailarinos no Stúdio de Maria Cristina Fragoso, em Porto Alegre-RS.

Sua arte nos engrandeceu a todos. Minha sincera homenagem. Ana Freire





Jane Blauth estava doente a mais ou menos uns 5 anos, com Alzheimer, já nao reconhecia ninguém e nao se dava conta de mais nada. Ela estava num asilo e duas amigas bailarinas cuidavam dela - Cristina Fragoso e Simone Geremia. Ela foi enterrada sábado (13/10) as 17hs.


Nenhum comentário:

Postar um comentário